Agro Centro-Oeste Familiar Goiás avança em sustentabilidade com inauguração do cebio UTT UFG Nuclisolos Agroambiental | Agro Centro-Oeste Familiar
 Goiás avança em sustentabilidade

Goiás avança em sustentabilidade com inauguração do cebio UTT UFG Nuclisolos Agroambiental

Atualizada em 10/04/25 18:19.

Evento marca mais uma etapa do Programa Estadual de Bioinsumos, fortalecendo a agropecuária sustentável em Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza, nesta sexta-feira, 11 de abril, às 14h, a inauguração da nova sede da Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT) do Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) – o CEBIO UTT UFG Nuclisolos Agroambiental. A cerimônia acontece no Polo de Tecnologia Sociais e Sustentabilidade da UFG e reunirá autoridades, pesquisadores e representantes do setor agropecuário.

A nova unidade integra as ações do Programa Estadual de Bioinsumos, lançado em 2021 como desdobramento do Programa Nacional de Bioinsumos (2020), e reforça o compromisso do Estado de Goiás com a inovação e a sustentabilidade no agronegócio. O programa coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), parceira da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof), visa ampliar práticas agropecuárias de baixo impacto ambiental.

Com investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), o CEBIO está em processo de implantação de 13 biofábricas em municípios goianos, em parceria com Institutos Federais e Universidades, incluindo unidades em Morrinhos, Rio Verde, Posse, Urutaí, Ceres, Hidrolândia e agora na capital Goiana.

A unidade da UFG tem como proponente principal o Instituto Federal Goiano, e foi planejada para fomentar pesquisas e ações de extensão em bioinsumos, com foco em biofertilizantes. As principais linhas de atuação incluem a prospecção de fungos micorrízicos arbusculares do Cerrado Goiano e o uso de fungos Trichoderma, desde a pesquisa básica até a aplicação prática no campo.

Além de fomentar o conhecimento técnico, o CEBIO também atua na formação de mão de obra qualificada nos níveis técnico, de graduação e pós-graduação, fortalecendo a adoção de tecnologias sustentáveis no campo.

Para a coordenadora executiva da unidade, Profa. Dra. Eliana Brasil, a inauguração simboliza um novo momento para a ciência e a agricultura goiana.“A inauguração desta unidade representa um avanço significativo para a pesquisa e inovação em bioinsumos no estado de Goiás. Nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis que beneficiem diretamente a agricultura regional, promovendo práticas mais ecológicas e eficientes”, afirma.

Serviço

Inauguração do CEBIO UTT UFG Nuclisolos Agroambiental

Data: 11 de abril de 2024 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade da UFG (Nuclisolos Agroambiental) Goiás avança em sustentabilidade

Categorias: Notícias Noticias