Agro Centro-Oeste Familiar Mineiros recebe a Agro Centro-Oeste Familiar 2024 | Agro Centro-Oeste Familiar
Mineiros recebe a Agro Centro-Oeste Familiar 2024

Atualizada em 26/03/24 09:44.

Cidade no sudoeste goiano se prepara para a Feira. Unifimes é a instituição organizadora.

A 21ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar acontecerá em Mineiros, sudoeste de Goiás, entre os dias 08 a 10 de maio de 2024, organizada pelo Centro Universitário de Mineiros/GO – Unifimes. É a primeira vez que a feira é realizada no Sudoeste de Goiás, uma região economicamente importante para o estado no assunto agronegócio, e a agricultura familiar não é diferente.

O município de Mineiros situa-se a 430 km da capital Goiânia, atualmente possui uma população de 70.081 habitantes de acordo com o censo do IBGE de 2022, e destes, 4.637 é o total da população rural (IBGE, 2022). O município conta com comunidades de agricultores familiares (tradicioanis, quilombolas e assentados), que na sua grande maioria produzem leite em escala comercial e grandes empresários rurais, com atividades voltadas para a produção de grãos, pecuária, avicultura integrada e cana-de-açúcar. A economia da região está diretamente ligada à atividade agropecuária, inicialmente com a pecuária extensiva e posteriormente, a partir de 1970, com a chegada dos sulistas na região, com a produção de grãos, soja e milho principalmente. Atualmente, a região do sudoeste goiano passa pelo processo da agroindustrialização com a chegada de empresas de processamento de aves e suínos (Rio Verde, Jataí e Mineiros), no sistema de integração, e ainda a chegada de indústrias sucroalcooleiras, que transformaram ainda mais região.

A agricultura familiar em Mineiors representa 43% do total de estabelecimentos rurais e ocupa 7% da área cultivada. A principal atividade econômica é a bovinocultura leiteira. Além de agricultores familiares tradicionais, a agricultura familiar conta com comunidades quilombolas e assentamentos de reforma agrária. Nos últimos dez anos, a agricultura familiar tem se desenvolvido em Mineiros graças ao capital social, com o envolvimento e a articulação das instituições locais. Além disso as políticas instituídas na dimensão federal, como o PRONAF, lei da alimentação escolar que prevê a aquisição de alimentos da agricultura familiar, que tem catalisado esse fortalecimento. Entre as instituições que colaboram com os agricultores familiares estão o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Prefeitura e Câmara Municipal, organizações não governamentais, instituições de ensino superior, de crédito rural, SEBRAE, SENAR e empresas da iniciativa privada. Exemplo desse fortalecimento pode-se citar a criação de cooperativas (de crédito e produção), criação do Território Rural de Identidade Parque das Emas, implantação do Serviço Municipal de Inspeção e principalmente o acesso ao mercado.

O tema da feira deste ano é "Mudanças Climáticas, Inovação e Inclusão Socioprodutiva" e a programação contará com palestras, cursos, seminário científico, dia de campo, feira de produtos da agricultura familiar e agricultura orgânica, além de shows, programação cultural e praça de alimentação.

ACOF24

Fonte: Wilker Araujo